Así Soy Yo - Lali

Billboard
Lali tenta entrar em um mercado competitivo com o álbum “Así Soy Yo”, que não tem nada de impressionante e deixa Lali bem atrás da concorrência. Começando a avaliar pelo seu conteúdo lírico, Lali mostra letras que ficam no meio termo e deixam a dúvida e damos destaque no quesito de composições fracas para “Tuyo” e “Mejor” e destaque positivos para tais “Nadie Me Controla”, que segue uma forma lírica mais forte que as outras faixas. Digamos que seria mais fácil para Lali ter debutado com um EP e talvez não teria se perdido em um álbum com tantas faixas que apesar de demonstrarem potenciais separadas, juntas não se conectaram ao conceito principal. Seu visual é simples e cumpre o seu papel ao trabalho proposto, mas também é outro ponto que não mostra muito potencial e não se destaca. Lali trouxe um trabalho morno e mediano, que não lhe fez se destacar entre os demais artista da área, mas caso a cantora aposte em letras mais fortes e demonstre um esforço maior em conectar o trabalho com as as suas letras, podemos esperar algo bem maior do que esse álbum.

Consequence Of Sound
Lali nos presenteia com uma gama de canções de fortes influências latinas em seu novo álbum Así So Yo, protagonizando uma narrativa mais curiosa em relação as tradicionais canções de amor. Comumente são relatadas histórias melancólicas neste tipo de temática como na própria Eso Es Amor, mas outras faixas como Mejor com vibes mais positivistas e empoderadas como Hago Lo Que Quiero e Milliones resgatam algo mais sexual e independente e agregam pontos no quesito criativo. Nota-se que apesar de algumas tracks possuírem até três compositores há pouco desenvolvimento das mesmas, que se tornam demasiadamente curtas e não agregam tanto ao álbum por não demonstrarem maior profundidade: Classicamente o reggaeton é um ritmo comercial, mas certos quesitos como a ampliação do que é transmitido numa faixa se coloca como fator de peso na qualidade do que se é apresentado. O visual se destaca como ponto forte de Así Soy Yo sendo esteticamente agradável e casando com o conteúdo apresentado. Lali comete pequenos deslizes mas entrega um trabalho na média para uma artista debutante que se aventura num estilo não tão explorado quanto os demais, mas mostra capacidade de crescimento e nos faz ficar ansiosos pelo desdobramento de seus próximos trabalhos.

The Guardian
“Así Soy Yo” é o primeiro projeto lançado pela cantora Lali. Trazendo o Reggaeton como base, a cantora se propõe a falar sobre uma série de temáticas como amor, empoderamento e, podemos dizer, ressentimentos de uma relação; notoriamente ela se posiciona como protagonista das situações. Liricamente a narrativa é linear até certo ponto, ela segue o pressuposto de um amor co-dependente que se torna caótico e ela assume a posição de independência e de “Boss”, porém há controvérsias justamente porque logo após ela retoma a mesma vibe amorosa das primeiras faixas em “Besitos En La Boca” e logo após regressa a uma canção mais empoderadora, então há uma certa desorganização narrativa do meio para o fim da jornada devido a essa falha. Outro ponto sobre as composições são o fato de serem muito curtas e sem um punch que possa ajudar a construir a sua jornada lírica, as estrofes são curtas e em maioria as músicas não evoluem muito, se apoiam mais na sonoridade e em refrãos pegajosos. Não há uso de muitos recursos líricos sendo empregados nessa obra. As melhores canções são “Millones” e “Hago Lo Quiero”, essas foram as mais promissoras de modo geral. A produção melódica é diversificada, mas ela nos soou coesa, vemos que as vias alternativas do trap e do pop mais urbano combinaram muito bem, ainda assim gostaríamos de canções mais sentimentais ou mais soft, mesmo que de forma atraente, a tracklist caminha apenas em uma sonoridade dançante, carregada de beatdrops. Os visuais são simples, agradáveis e bem executados, eles trazem a tona a sensualidade e protagonismo da cantora no projeto e foram bem elaborados, a página de ambientação em cor cinza nos incomodou um pouco, com certeza poderia haver algo ali para preencher a lacuna, mas não foi determinante no contexto geral. Lali começou bem em seu primeiro projeto, mas precisa focar mais em suas composições e assim nos entregar materiais mais consolidados e com melhores pontos a se destacar.