Revista: IDOLATOR #ENTREVISTA | Teyana T
Publicado em: 11/03/2022


Teyana T dá sua primeira entrevista exclusiva sobre os bastidores do esperado Divine Feminine, seu último álbum de estúdio.
1. Sua nova era "Divine Feminine" chegou com tudo e com uma atmosfera de empoderamento feminino que você sempre entregou, mas de maneira mais militante e com linhas mais ativistas. Como você se vê nesse contraste entre letras mais "sociais" e, agora, com letras mais reflexivas?
R: As pessoas confundem muito as coisas, o conceito de militância/ativismo é algo que pode ser aplicado á um trabalho, não á uma carreira. Não é porque eu fiz um álbum sobre militância, que eu iria passar o resto da minha vida cantando sobre a mesma coisa. As letras do DF mostram que eu também sei compor sobre sentimentos, eu sempre soube, tanto que "HURRICANE" foi escrito na época do BE, porém foi descartada do álbum. Eu senti que, mesmo com 5 anos de carreira, eu ainda precisava provar que não componho apenas sobre ativismo, então trouxe um álbum com letras sobre amor, paixão, vulnerabilidades, enfim...
2. A super colaboração com a cantora Ashford fez com que os olhos da crítica especializada brilhasse. Duas vencedoras de álbum do ano e dois multi-talentos. Como foi trabalhar em "Spectrum"?
R: Foi incrível, Ashford e eu já tínhamos colaborado em "MONEY BAG" da Courtney, porém naquela época, estávamos começando. Depois disso nossas carreiras foram de 0 á 100 em um piscar de olhos. Eu admiro demais ela, sou apaixonada no "Walls" e quando eu fiz "Spectrum", eu não imaginava outra pessoa senão ela. Ashford é uma das pessoas mais doces e talentosas da indústria, ela entrega tudo de si no estúdio, então foi uma experiência maravilhosa.
3. Como já dizíamos em uma de nossas reviews, não sabíamos que precisássemos tanto de uma colaboração sua com Dahlia. "New Panorama" é simplesmente impecável e bem escrita. Como foi trabalhar nessa colaboração tão inesperada?
R: Eu conheço a Dahlia há muitos anos, antes mesmo de começarmos nossas carreiras no Famou$, então eu sei bem como ela já foi decepcionada por "amigos". Quando eu fiz "New Panorama", logo ela veio em minha mente, eu pensei no quanto ela tinha á dizer sobre esses sentimentos, porque assim como eu, ela também já tinha vitima de falsas amizades. Ela é um amor de ser humano, sempre quis trabalhar com ela e essa colaboração é a realização de um sonho nosso.
4. Recentemente você também lançou como single a colaboração divertidíssima com Colen, a extraordinária "EXTRAORDINARY". Numa mistura de Pop e Rap, conta pra gente um pouco mais sobre toda a idealização dessa colaboração?
R: "EXTRAORDINARY" é mais uma prova que eu posso ser eclética (risos). Colen, é minha amiga e eu não poderia ter deixado ela de fora do DF. Essa música foi uma das mais trabalhadas do álbum, mudamos o título várias vezes, alteramos a estrutura várias vezes... então foi um processo demorado, até que concluímos. Falar sobre liberdade pode parecer algo "clichê", mas sempre será uma mensagem válida, não importa como ela seja passada.
5. O disco é totalmente voltado pro público feminino, mas carrega mensagens que se encaixa a qualquer tipo de pessoa. Como você trabalhou o conceito não clássico do álbum, com oito faixas conceitualmente diferentes mas todas com um mesmo foco?
R: Na verdade, o disco é voltado para todo e qualquer público. Agora, a forma que a como passamos as mensagens é pelo ponto de vista feminino. Os homens podem ter os mesmos sentimentos, porém podem enxergar eles de formas diferentes. Esse conceito surgiu na minha mente ainda no ano 5, porém eu não sabia como prosseguir, então no ano 7, eu amadureci essa ideia e assim o álbum foi ganhando vida. Eu sempre quis isso, um álbum com faixas diferentes porém com o mesmo foco, mas que ainda assim fosse um álbum redondinho.
6. Além disso, o álbum é totalmente colaborativo, sendo oito colaborações. Por que escolher cada artista para cada determinada faixa? Conta pra gente como você selecionou Marie, Asha, Sarah Mai, Dallas e Heccy para as 6 faixas restantes do disco?
R: Eu amo cada uma dessas mulheres, á principio seriam mais, porém ocorreram algumas coisas durante o processo que algumas ficaram de fora, mas quem sabe futuramente venha o Divine Feminine II (risos). Muitas dessas artistas, eu nunca havia colaborado antes, outras eu já tinha até dois feats... eu amo cada uma delas, elas são sensacionais, são grandes artistas, excelentes compositoras, eu acredito no potencial de cada uma e foi um grande experiência trabalhar individualmente com elas.
7. Numa análise da sua carreira inteira, a cerca do FCritic, esse é o seu álbum com menor índice de avaliação. Baseando-se nesse aspecto, o que você acha que faz do Divine Feminine ser o seu álbum "menos melhor" em comparação aos outros?
R: Eu estou em um ponto da minha carreira que criticas não me atingem mais. Eu acredito que melhoro a cada trabalho meu, liricamente o DF está á anos luz do BE e do MIA. Acho que isso tudo é mais uma questão das pessoas que avaliam do que minha, se quem avalia acha que ele merece um 80, tudo bem... mas para mim, Teyana, ele sempre será meu melhor trabalho lançado até agora.
8. Você recentemente também trabalhou com alguns artistas e até quebrou recordes pela indústria musical a fora. "Pure Vooodoo" simplesmente arrebentou os charts e alcançou o primeiro lugar das paradas juntamente ao cantor Kadu. Como foi o convite ara essa parceria?
R: Ele havia me convidado há certa de 1 ano, nós trabalhamos juntos e amadurecemos a ideia e o conceito da música sempre ouvindo o que o outro tinha a dizer. Trabalhar com o Kadu em algo só nosso, era algo que eu sempre quis e estar presente no novo álbum dele é um sonho realizado.
9. Além de colaborar com você em uma faixa, a cantora Heccy também assina toda a produção visual do disco. Como foi o processo criativo da capa, booklet etc? O que você viu na cantora asiática que te fez brilhar os olhos e a escolher para essa grande missão?
R: Bom, eu não me canso de dizer que a Heccy tem um dos melhores debuts albuns da história do Famous, não só liricamente mas também visualmente. Eu sempre assisti a carreira dela desde o inicio e vibrava com cada conquista. Eu sempre soube o quanto ela produzia bem e quando ela lançou o EP "Eclipse: After The Cycle" eu só queria que ela estivesse no comando do visual do DF, porque ela fez um trabalho simplesmente impecável. Nós desenvolvemos toda a ideia juntas, ela é muito profissional. Além disso, todo esse tempo em que passamos juntas fez com que uma amizade fosse criada, hoje é uma das minhas melhores amigas.
10. O que podemos esperar dessa era daqui pra frente? Será uma era longa como a "BLACK EXCELLENCE", super bem divulgada como no "Made in America" ou você aposta numa álbum repleto de sleeper-hits? Conta suas ambições para o futuro!
R: Falando um pouco OFF, o DF saiu em um momento não muito bom da minha vida, estou passando por algumas coisas não muito boas, mas eu espero que sejam passageiras e tudo volte a ser como antes. Infelizmente, essas coisas acabaram fazendo com que parte da divulgação do álbum fosse perdida. Minha maior ambição com o DF era mostrar que eu sei compor sobre qualquer coisa, sabe? estava cansado das pessoas me associarem á apenas "artista de músicas militantes", então o álbum está ai, espero que uma pedra seja colocada em cima desse argumento. Eu tenho todas as composições do meu próximo álbum prontas, não sei quando ele irá sair nem se irá sair. Mas peço que aproveitem bastante o DF, foi muito trabalhoso criar, desenvolver e lançar esse álbum.
5 ARTISTAS QUE TE INSPIRAM

Naomi
É ótimo ver que a maior artista feminina da indústria é uma mulher preta. Isso é inspirador. Eu sempre fui fã da Naomi e hoje posso chama-lá de amiga. Desde o inicio ela sempre foi perspicaz em absolutamente tudo, todo passo que ela dá é bem pensado. Então, ela acaba se tornando um exemplo de mulher bem sucedida e inspirando diversas pessoas ao redor do mundo.

Tessa Reimels
Ela sempre foi uma força da natureza, como artista, como compositora, como empresária, como mulher. Foi por todas essas coisas e muitas outras que eu me apaixonei por ela. Ela me inspira pela sua coragem, ela é destemida, nunca teve medo de dar a cara á tapas. Tessa é um grande exemplo de artista bem sucedida á se seguir.

J.Olly
O que falar dela? Ela é um espelho para qualquer artista de Hip Hop, ela abriu portas para todos os rappers. Genial em tudo o que se propõe a fazer. Sou extremamente grata por tudo, todos os conselhos, todas as oportunidades que ela me deu desde quando cheguei na indústria

Hurrance Evans
Eu falo isso de boca cheia, Hurrance Evans é a maior compositora que já passou pelo Famou$. Eu sou completamente apaixonada em tudo o que ela fez pela indústria, todos seus álbuns extremamente bem feitos, líricos impecáveis, ela sempre entregou trabalhos completos. Ela é, sem duvidas, uma grande referência.

Kadu
Ele é um gênio! Qualquer artista pode citar ele como uma inspiração por tudo o que ele fez e faz na música. Ele não tem medo de ousar em seus trabalhos, visualmente entrega sempre o ápice da perfeição. Então é mais que óbvio que ele estaria aqui.
SONG ASSOCIATION





playlist COM 10 MÚSICAS QUE VC MAIS CURTE NO MOMENTO
Comentários
